Programa de Formação e Capacitação para Educadores de todos os Segmentos (Cursos, Capacitações, Palestras, Workshops, Congressos de Educação, Seminários, Fórum, Jornadas Educacionais e Treinamentos).
"Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática."
(FREIRE, 1991: 58)
Justificativa Ser educador é educar-se permanentemente, pois o processo educativo não se fecha , é contínuo. A Formação Continuada dos Profissionais da Educação é uma necessidade para atender às exigências do cotidiano de seu exercício profissional, às solicitações dos estudantes e da sociedade em geral. Contudo, transformar as práticas cotidianas dos professores, requer a criação de espaço e tempo para o estudo, análise e socialização das práticas e experiências entre docentes.
A formação continuada de professores tem seu amparo legal na LDB 9394/96, isto é, espaço, tempo e recursos reservados para estudos, planejamento, troca de experiências e avaliação, com o intuito de propiciar uma formação fundamentada na "íntima associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço.”
O direito à formação pelos educadores com encontros para compartilhar desenvolvimento profissional, precisa constituír-se em possibilidade de resgate do papel político dos professores, mediante o reconhecimento e a valorização dos seus “saberes”, da reflexão individual e coletiva das práticas docentes e da ação educativa articuladas ao diálogo participativo, possibilitando o aperfeiçoamento dessas práticas e da qualidade de ensino .
Portanto, oferecer formação continuada é: Proporcionar ao educador independência profissional e autonomia para decidir sobre o seu trabalho e das necessidades;
Contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
Promover o desenvolvimento de competências profissionais na articulação entre teoria e prática e na reflexão sobre a atuação profissional , garantindo espaço e tempo reservado para reflexão e troca de experiências.
Segundo Paulo Freire “(...) o professor que não leva a sério sua formação, que não estuda, que não se esforça para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atitudes em sala de aula”.
Para finalizar, vale reflexão de uma citação de Libâneo :“... a formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las. De fato, não basta saber sobre as dificuldades da profissão, é preciso refletir sobre elas e buscar soluções, de preferência, mediante ações coletivas”.
Isto é, fundamental e necessário que seja oferecido ao professor espaço e tempo para que ele possa refletir e repensar sua prática e reconstruí-la.
Há várias formas de se oferecer esse espaço de reflexão aos Educadores. O SEAD propõe conforme a realidade de cada Secretaria Municipal, um Programa de Formação Continuada por meio de Cursos, Capacitações, Palestras, Workshops, Congressos de Educação, Seminários, Fórum, Jornadas Educacionais e Treinamentos.
Relação de Palestras - Sugestão de Temas e Palestrantes
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- Disciplina e indisciplina em sala de aula
- As inteligências múltiplas e seus estímulos
- Como o cérebro humano aprende e como guarda saberes
Celso Vasconcelos - Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - práxis transformadora
- Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente
- (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula
- Para Onde Vai o Professor - resgate do professor como sujeito de transformação
César Nunes - A escola e os novos desafios: ensinar e humanizar ao mesmo tempo
- A escola que protege e educa para a paz.
- A humanização na escola e a educação emancipatória
- Educação Emancipadora: humanizar os saberes e educar os afetos
Eduardo Shinyashiki - Vencendo desafios e construindo o Futuro
- Competência Emocional e Gestão de Pessoas
- Voando com as Águias
- Motivando o Ser e Expandindo o Poder Pessoal
- Competências para a liderança
Emília Cipriano Sanches - Educador: síntese de relações
- As implicações da formação dos educadores da infância na construção da proposta pedagógica
- A Gestão do Conhecimento Formação do Professor: ensinar, aprender e pesquisar
Hamilton Werneck - Avaliar ou Examinar? Eis a questão.
- Educação e valores na sociedade pós-moderna
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Isabel Parolin - Na escola sem aprender? Isso não!
- Quem tem tempo de educar? Pais Educadores
- A infância, a brincadeira, os limites e a aprendizagem
- Professor como um gestor em sala de aula
Jairo de Paula - Como contornar situações difíceis em sala de aula
- Uma marca chamada você
- Inclusão – mais do que um desafio escolar, um desafio social
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Jamar Monteiro - Felicidade - como construí-la na relação professor e aluno.
- Bullying ou crise de valores?
- Por uma pedagogia do sujeito
Kátia Stocco Smole - A Identidade e os Pilares da Formação Docente
- A Matemática na Educação Infantil
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Marcos Méier - A Comunicação Docente: Influências das Concepções de Criança e de Educação no Ato de Educar
- A mediação do professor na construção do conhecimento
- Coordenador Pedagógico: guardião das relações
Mário Sérgio Cortella - Não Nascemos Prontos
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Nilbo Nogueira - Currículo integrado, interdiciplinaridade e pedagogia dos projetos.
- Interdisciplinaridade Aplicada.
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Telma Vinha - O Educador e a Moralidade Infantil: Uma Visão Construtivista
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Terezinha Rios - Ética e Competência
- Compreender e Ensinar: Por Uma Docência da Melhor Qualidade
Ulisses Araújo - Escola e convivência democrática
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Vasco Moretto - Avaliação da Aprendizagem: uma relação ética.
- Educar para competências: o desafio para o professor competente.
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