Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Público Alvo Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos e Profissionais afins ligados à área da Educação portadores de curso superior.
Objetivos Subsidiar professores com informações que capacitem a compreender o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual e facilitem seu trabalho na análise dos suportes necessários.
Formar profissionais para uma prática profissional comprometida com a Educação Inclusiva e com o projeto de reconstrução social pautado nos princípios da democracia e da justiça.
Subsidiar educdores e demais profissionais para uma prática pedaagógica capaz de responder às necessidades da totalidade de seus alunos, tanto nos contextos comuns como especiais de ensino.
Estudar às necessidades educacionais especiais, focalizando principalmente a deficiência intelectual, e as suas implicações para o processo de escolarização.
Subsidiar os futuros especialistas para a atuação junto às equipes multiprofissionais, no diagnóstico, no encaminhamento educacional e na orientação de familiares e profissionais.
Formação de Professores para o exercício do Magistério em Educação Especial para Alunos com necessidades Educacionais Especiais com ênfase na deficiência intelectual.
Curso aprovado no COnselho Estadual de Educação pela Câmara de Educação Superior Parecer nº 351/10 publicado no DOE de 30/07/2010 página 28.
O curso em questão atenderá a deliberação do Conselho Estadual de Educação, seguindo rigorosamente o proposto, conforme publicação no Diário Oficial Poder Executivo de 29 de Dezembro de 2009 seção 1.
Disciplinas
Carga Horária
História da Educação Especial
30h
Legislação sobre Inclusão Educacional e Profissional da pessoa com deficiência
40h
Psicopatologia - Aspectos Neuro Psico-Motores
30h
Pressupostos da Inclusão Escolar Social e Profissional
30h
Psicologia do desenvolvimento - Teorias de Aprendizagem e a Diferença entre dificuldades e distúrbios de aprendizagem
40h
A dinâmica das relações Humanas junto aos filhos deficientes. Atendimento Educacional Especializado (Planilha de Avaliação Diagnóstica; Plano de Ensino Individualizado - PEI; Currículo Funcional)
60h
Tecnologia Assistiva / Comunicação Alternativa
20h
Educação Física Adaptada
20h
Fundamentação da Deficiência Intelectual - Etiologia
40h
Diagnóstico Diferencial da Deficiência Intelectual e TID, TDAH, Dislexia, Estratégias de Ensino para o atendimento de alunos com deficiência intelectual flexibilização curricular
60h
Práticas de Intervenções para o atendimento de alunos com deficiência intelectual (Psicomotricidade / Terapia Ocupacional / Estimulação Integração Sensorial / Acompanhamento Psicológico)
50h
Estratégias Lúdicas na Escola Inclusiva para alunos com deficiência intelectual (Recreação / Brinquedoteca; Estórias contadas e cantadas; Artes Cênicas; Artes Plásticas)
50h
Preparação do aluno com deficiência intelectual para o Mercado de Trabalho