Público Alvo
Candidatos com Graduação em Áreas relacionadas à Educação, que desejam aprofundar conhecimentos nos diferentes aspectos do processo de Alfabetização.
Objetivos Formar profissionais para o exercício do magistério nos anos iniciais do ensino fundamental, com base teórica e metodológica que permita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o exercício da Docência.
Oferecer condições para a escolha e uso de procedimentos de ensino que sejam adequados às propostas, aspirações e situações concretas enfrentadas no dia-a-dia da profissão.
Preparar os docentes para uma Prática adequada a realidade, com Ênfase no trabalho coletivo e integrado e uma atuação flexível e inovadora, desenvolvendo as competências necessárias ao desempenho docente, como as relativas ao planejamento e organização do trabalho Pedagógico, aos aspectos relacionais e interpessoais da profissão, ao Domínio dos conteúdos escolares e à transposição Didática desses conteúdos.
Disciplinas
Carga Horária
Alfabetização e Letramento compreensão e anàlise de conhecimentos teórico-Préticos constitutivos do processo de Alfabetização, concepção, construção e aplicação de metodologias de Alfabetização.
30h
Alfabetização Matemática
compreensão e analise de conhecimentos teórico-Préticos constitutivos do processo de construção lógico-Matemática, concepção, construção e aplicação de metodologias da Alfabetização Matemática,
30h
Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita anàlise da construção teórico-Prática dos problemas, dificuldades e Distúrbios de aprendizagem da linguagem e da escrita e suas implicações na Alfabetização.
30h
Fundamentos Éticos, Políticos, Históricos e Legais da Alfabetização no Brasil
Analise das Políticas e Alfabetização no Brasil e suas implicações Sócio-histórico-legais e compreensão das interinfluências ético-politico-legais na organização e Dinâmica dos processos as Alfabetização.
30h
Interdisciplinaridade, Projetos da Linguagem
anàlise crítica, investigação e concepção de propostas e projetos educativos, relacionados ao processo de Alfabetização com base em pressupostos fundamentais à ação do professor; compreensão das inter-relações estabelecidas entre os componentes do processo Pedagógico-docente e o contexto; elaboração de alternativas viabilizadoras da efetivação de projetos interdisciplinares.
30h
linguística e Aquisição da Linguagem compreensão e anàlise de conhecimentos teórico-Préticos constitutivos da linguística e do processo de construção e Aquisição da linguagem e suas influências no processo de Alfabetização.
30h
Literatura Infantil
compreensão da literatura infantil e desta como possibilidade de manifestação dos modos de ação, desejos e necessidades da Criança e como forma de representação da subjetividade infantil. A construção linguagem, da sensibilidade na infância.
30h
Metodologia da Linguagem compreensão e anàlise de conhecimentos teórico-Préticos constitutivos do processo de construção da linguagem, concepção e aplicação de metodologias do ensino da linguagem.
40h
Metodologias e Processos de Alfabetização compreensão e anàlise de conhecimentos teórico-Préticos constitutivos do processo de construção de leitura e escrita, concepção e aplicação de metodologias do ensino da literatura e escrita.
40h
Metodologia da Pesquisa em Alfabetização anàlise organização, estratégias, instrumentos e recursos pertinentes a diferentes situações, e sua possibilidade de aplicação na investigação cientifica; seleção e aplicação de alternativas no processo investigatório; elaboração de projeto de pesquisa e Produção de texto monográfico.
40h
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem anàlise do processo de desenvolvimento da Criança, do jovem e do adulto e das diversas concepções de aprendizagem subsidiárias do processo de organização do ensino; compreensão das definições historicamente produzidas acerca do processo de aprendizagem nos processos de Alfabetização.
30h
Psicomotricidade e Alfabetização anàlise da construção teórico-Prática sobre o desenvolvimento psicomotor e sua evolução. compreensão das diversas relações entre a Alfabetização e psicomotricidade e suas interinfluências na aprendizagem no universo cientifico.