Público Alvo
Profissionais de Nível superior das diversas Áreas do conhecimento, especialmente aqueles que atuam como pedagogos e psicólogos, que estejam interessados em processos educacionais.
Objetivos Compreender o papel do psicopedagogo com um agente de transFormação da realidade educacional em um Espaço de ludicidade, criatividade e Inclusão social.
Fornecer subsídios Teóricos para aperfeiçoar a compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem da Criança.
Analisar o enfoque social dado aos processos de ensino e de aprendizagem, discutindo relevantes questões pedagógicas tais como: as relações entre desenvolvimento e aprendizagem e a importância das relações interpessoais nesse processo; o papel da ação educativa no que se refere às situações de aprendizagem e as características da atividade mental construtiva do aluno em cada momento de sua escolaridade.
Possibilitar a intervenção Pedagógica em situações de dificuldades de aprendizagem.
Utilizar recursos de varias Áreas do conhecimento para construção de um saber-fazer mais abrangente, que poder ser aplicado em escolas e em outras instituições.
Conhecer novas tendências educativas, visando o desenvolvimento e a integração entre os aspectos de ordem cognitiva, Fisica, afetiva e social da Criança.
Fornecer subsídios para a iniciação à pesquisa na Área.
Disciplinas
Carga Horária
Psicopedagogia, Filosofia e Política Educacional
30h
Fundamentos da Educação Infantil e Propostas pedagógicas
30h
Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem, teorias Sócios construtivistas
30h
Fundamentos neurobiológicos do processo de aprendizagem, dificuldades e Distúrbios
40h
Desenvolvimento afetivo emocional da Criança
30h
Aprendizagem da Língua escrita, da Matemática e suas dificuldades pela Criança