Público Alvo Graduados em Sociologia, Antropologia, Política, Administração, Comunicação, Economia, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Psicologia, além de Matemática e Estatística. Pesquisadores, analistas e consultores e que ocupem ou pretendam ocupar posições que exijam capacidade de planejamento e anàlise para tomada de decisões estratégicas.
Objetivos Desenvolver e aprimorar a capacidade analÓtica dos pesquisadores, habilitando-os a compreender os processos gerenciais de inFormação nos diversos contextos.
Módulo I - Disciplinas
Carga Horária
Sociologia da Comunicação
A teoria e o método sociológico como instrumentos de compreensão das forças sociais que transformam o mundo contemporâneo.
A relação entre a teoria social e a pesquisa empírica no trabalho sociológico e na crítica social.
Antropologia Urbana.
40h
Antropologia Urbana
Etnografia como método de pesquisa.
Antropologia urbana.
Sociedade e cultura no mundo contemporâneo.
Representações e Práticas culturais.
Antropologia das sociedades complexas.
Pesquisa e Marketing.
42h
Pesquisa e Marketing Administração de marketing.
Estratégia de produtos (marcas e preços).
Posicionamento no mercado.
construção da marca.
Pesquisa de Mídia.
44h
Módulo II - Disciplinas
Carga Horária
instituições Políticas Brasileiras instituições Democracia e Cidadania.
Divisão dos Poderes.
História da participação político-eleitoral.
Participação da sociedade civil.
Políticas públicas e sociais.
Sistemas de governo, eleitorais e partidários.
Reforma Política.
Federalismo.
Política e Relações Internacionais.
Pesquisa qualitativa e aplicações.
34h
Pesquisa qualitativa e aplicações Qualitativa versus quantitativa.
Uso na pesquisa de mercado.
Técnicas: entrevista em profundidade, focus group, discussão em grupo, testes projetivos, Observação participante, etc.
Amostra qualitativa e suas implicações.
34h
Métodos Quantitativos I à Estatística anàlise descritiva.
Probabilidade.
Distribuição binominal.
Distribuição normal.
Amostragem.
Inferência estatística.
Testes de hipótese.
Tabelas de contingência.
Testes não-paramêtricos: qui-quadrado.
Correlações.
anàlise de variância.
Regressões.
34h
Psicologia de grupos e indivíduos Relações de consumo e comportamento do consumidor e do Cidadão.
Dinâmica de motivações.
Processos de Formação de opinião e tomada de decisão.
Estudo de segmentação de mercado.
Tendências de comportamento.
34h
Módulo III - Disciplinas
Carga Horária
Pesquisa e Marketing Político Diagnóstico e clima eleitoral.
Uso estratégico e divulgação da pesquisa.
Novas tendências e tecnologias.
42h
Gestão do Conhecimento compreensão do papel da inFormação e do conhecimento na Gestão da empresa, e reais contribuições do sistema de informações para o desenvolvimento e Avaliação do business.
32h
Planejamento e Gestão de Projetos
evolução do planejamento na pesquisa de mercado, opinião e mídia.
compreensão do processo pleno da pesquisa: concepção, elaboração, orçamento e Gestão de custos.
Apresentação ao cliente.
32h
Métodos Quantitativos II
Conceito de ciência e método científico.
O projeto de pesquisa quantitativa.
A pesquisa quantitativa como método.
Desenhos de pesquisa.
Pesquisa de dados secundários.
Conceitualização e construção do questionário.
Tipologias, índices e escalas.
Trabalho de campo e aplicação dos questionários.
Processamento de dados.
Tratamentos de dados empíricos: elaboração e anàlise de variáveis e tabelas.
anàlise dos dados e relatório de pesquisa.